Aprenda a combinar as cores certas para decorar sua casa

1

As cores influenciam no humor, refletem nossa personalidade e dão vida a qualquer ambiente quando usadas na decoração. Misturas inesperadas como amarelo e turquesa, por exemplo, funcionam muito bem nas revistas de arquitetura e interiores. Mas como acertar o tom dentro de casa? Uma escolha equivocada de cores pode até diminuir o tamanho do seu espaço. Aprenda a combinar cores com as dicas que a Hometeka preparou e inspire-se com as nossas sugestões de ambientes.

Círculo Cromático

círculo cromático
O ponto de partida para entender o mecanismo das cores é o círculo cromático. Representado pela primeira vez em 1666 por Isaac Newton, o mecanismo é uma representação das cores percebidas pelo olho humano.

Cores primárias:

azul ciano

vermelho

amarelo

Cores secundárias:

violeta

laranja

verde

Cores terciárias:

 amarelo esverdeado

 amarelo alaranjado

 azul arroxeado

 azul esverdeado

 vermelho arroxeado

 vermelho alaranjado 

Harmonia

Na hora de escolher uma combinação de cores para decorar, é preciso ter em mente os diferentes tipos de harmonização que as cores podem estabelecer entre si.

Monocromia: apenas uma cor, que pode estar em diferentes tons, também conhecida como tom sobre tom.

Analogia: cores que aparecem juntas em sequência no círculo cromático. Não há contrastes porque todas têm uma cor em comum.

Complementar: também chamada de harmonia oposta, combina cores que ficam opostas na roda de cores mas se complementam.

Harmonia de 60°: são as cores que formam a figura de um triângulo no círculo. Escolhe-se uma cor, pula-se três e escolhe-se a próxima.

Harmonia de 90°: as cores formam o desenho de um quadrado. Escolhe-se uma cor, pula as duas seguintes e escolhe a próxima até completar o quadrado.

Harmonia de 120°: usa-se uma cor do disco, pula-se a seguinte e pega-se a próxima, até formar o desenho de um hexágono no círculo.

Tamanho do espaço

Na hora de escolher uma combinação de cores, é preciso avaliar também o tamanho do seu espaço. Cores mais vibrantes, como o vermelho e o laranja, não devem ser utilizados em ambientes pequenos, pois dão a sensação de um lugar ainda menor. A dica nesses casos é optar por tons mais neutros e deixar o colorido nos detalhes.

Veja também:  A_M_A: Conheça a artista por detrás, e seu processo de criação

Amarelo e azul

O amarelo é um tom brilhante, leve e quente. O azul é menos chamativo aos olhos e está associado à ordem e tranquilidade. A combinação dessas duas cores primárias cria uma decoração equilibrada, em que o ambiente não fica visualmente muito quente ou muito frio.

A variação entre laranja e azul também combina e gera o mesmo efeito de harmonia.

Cinza e amarelo

Por ser próximo do branco e do preto, o cinza acaba se tornando uma cor neutra e coringa quando há dúvidas na hora de combinar. O amarelo, tom mais aberto e claro, fica com o papel de deixar o ambiente atrativo e compensa o ar mais reservado conferido pelo cinza.

Violeta

Assim como o azul, o violeta é um tom que funciona muito bem com ele mesmo. É possível decorar com paredes e objetos em diferentes tons de violeta sem deixar o ambiente monótono ou fechado demais.

decorar_en_violeta2-550x393

Combinação de três cores

Utilizando o conceito da harmonia de 60°, é possível decorar um ambiente inteiro utilizando azul, marrom e laranja. Apesar de serem bastante distintas, essas cores funcionam bem juntas porque estimulam a visão de maneiras diferentes. Compense entre tonalidades mais claras e escuras e a decoração fica elegante e diferente.

 

Cores análogas

_Azul e verde_Azul e verde

Apesar de parecidas, essas cores se destacam quando usadas juntas na decoração. Por serem análogas no disco cromático, elas não se contrastam, mas se complementam e geram sensação de harmonia, tranquilidade e delicadeza no espaço em que são aplicadas.

Curtiu as dicas? Fique atento às nossas próximas publicações. ;)

Daniel Costa

Daniel é arquiteto mineiro que reside em São Paulo. Aspirante a blogueiro, você poderá encontrá-lo no techno, na ciclovia ou no boteco mais próximo. daniel@hometeka.com.br

Comentários

  1. Manoel Pinto De Souza Franco Neto

    30/01/2016

    Lê, talvez possa te ajudar.

  2. Combinação de Cores na Arquitetura – ALÍ EM CASA

    06/07/2016

    […] Aprenda a combinar as cores certas para decorar a sua casa. Disponível em: <https://www.hometeka.com.br/aprenda/aprenda-a-combinar-as-cores-certas-para-decorar-sua-casa/&gt;. […]

  3. Luciana

    12/07/2016

    Estou pensando em decorar meu apartamento com cores de azul turquesa (quartos e detalhes da sala de estar) e cozinha com laranja e sala de jantar. Ficará bom?

  4. Arq.Amanda Chiyoko

    19/01/2017

    Ola Querida quero parabenizar ficou excelente o conteúdo muito bem elaborado, sucessos.

    1. Mariana Casarin

      23/01/2017

      Olá, tudo bem? Ficamos felizes por você ter gostado do nosso conteúdo! <3

  5. josiane de sousa rocha

    25/04/2017

    to precisando de ajudar para escolher as cores da minha casa alguém ai ?

  6. auzenir

    31/05/2017

    ola boa tarde tenho uma home amarelo e branco a minha cozinha e americana tem uma vista bem aberta quando entra na minha sala oq faço para combinar com a decoração da minha sala q cor faço meus armários/

  7. auzenir

    31/05/2017

    mim ajude q cor faço meus armarios para combinar com minha sala

  8. lorena

    24/06/2017

    Meu apartamento é pequeno e estou pensando em pintar apenas uma parede da sala de azul turquesa e as demais branca e alguns móveis amarelo, o que você acha?e me dê sugestão na casinha americana também por favor.

  9. Sandra de oliveira

    04/12/2017

    Pintei uma parede da minha sala de rosa, me ajudem a combinar a decoração da minha sala .

  10. marilena stander

    18/04/2018

    meu apto.e´pequeno as paredes são pintadas de verde claro, quero mudar a cor do meu sofá…que atualmente é cinza claro e cinza escuro.gosto de cores vivas.me sujerem por favor

  11. Denise Teixeira

    05/06/2018

    Gente, preciso de ajuda! Vou usar a luz de cor ambar em malha branca, porém vou colar numeros nessa malha e preciso saber e escolher a cor dos numeros que combine quando jogar a cor ambar.

  12. Laura

    27/08/2018

    Onde encontro dessas poltronas??

  13. Luana

    27/09/2018

    Gostaria de saber onde compro desse tapete

  14. MARIA LUCIA DE OLIVEIRA

    14/12/2018

    QUERIA SABER POR FAVOR,QUAL É COR QUE FOI PINTADA A PAREDE DA SALA, DA ÚLTIMA IMAGEM?

  15. Mayra

    03/01/2019

    Aonde consigo comprar deste tapete colorido?

  16. Vanessa

    26/05/2019

    Ótimas sugestões! Uma opção interessante para se fazer uma decoração vermelho vinho,seja na sala de estar, quarto de casal, na cozinha ou na sala de jantar, de um jeito pratico é com o uso do papel de parede dourado. Olha este modelo geométrico 3D, que lindo que ficaria nestas decorações.

    https://www.brasilshopmix.com.br/papel-de-parede-geometrico-vermelho-vinho-para-quarto-de-casal-romantico-importado-lord

Deixe um comentário

Assine nossa news e ajude quem precisa. De graça.

Ao se cadastrar, você escolhe entre doar, sem custo, 1 dia de capacitação para 
famílias produzirem alimentos ou 1 dia de alfabetização em Pernambuco.

Mudou de ideia? Cancele facilmente (Mas, a gente aposta que você vai adorar)



Logos Hometeka e Ribon