7 dicas para fotografar seus produtos como um profissional

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Se você é designer, artesão, inventor ou simplesmente tem vontade de vender algo online, já deve ter passado por essa dificuldade: suas fotos de produtos simplesmente não ficaram boas. Luz, sombra, o objeto não parecia ter as dimensões certas, sem espaço ou equipamento, enfim, são vários os problemas que você pode encontrar para realizar uma tarefa que parecia fácil.

Então, ao invés de complicar, resolvi escrever para a Hometeka sobre a promessa de deixar tudo isso realmente mais simples: testei um produto da casa, o PopUp Studio, um estúdio portátil de fotografia, e reuni 7 dicas para você (ou qualquer pessoa sem muita aptidão para fotografia) tirar fotos incríveis para lojas online, até mesmo com o celular.

E pode ficar tranquilo, as dicas a seguir foram baseadas na minha experiência profissional como fotógrafa e em uma opinião sincera sobre o produto ;)

1- Montagem

popup studio hometeka
© Anna Lara

A montagem do PopUp Studio é muito simples. Basta abrir as abas e posicioná-las comos se estivesse montando uma caixa. Cada aba possui um imã, o que garante o encaixe perfeito mesmo se você não tiver muita habilidade com as mãos (assim como eu).

Depois disso, basta encaixar um fundo infinito nas abas que existem dentro do PopUp Studio. O Kit já vem com três opções – branco, preto e verde – mas você também pode adaptar e utilizar outras cores (e até padrões coloridos!).

Você pode utilizá-lo para fotografar objetos de pequeno e médio porte – no nosso caso, utilizamos um vaso de plantas, uma caneca, uma carteira e um box de couro da designer Rahyja Afrange.

2- Iluminação

popup studio hometeka

A iluminação é a parte mais importante na hora de fotografar qualquer produto. Pensando nisso, o PopUp Studio já vem com iluminação em LED embutida na posição ideal para iluminar de maneira homogênea o objeto posicionado. Dependendo de onde você montar o seu, vai ser necessário uma extensão, já que o fio do LED é curto e pode não alcançar a tomada de energia.

Na maioria das vezes, a iluminação do PopUp aliada à luz natural do dia já são suficientes para criar a luminosidade perfeita. Evite usar o flash da câmera, pois ele pode alterar a cor do produto e dar um ar muito artificial e amador às fotos.

3- A câmera

Para que as fotos não fiquem borradas, tremidas ou tortas, coloque a sua câmera em um tripé e ajuste na função timer.

Se você possui algum conhecimento de fotografia ou um câmera semi-profissional, ajuste a velocidade do obturador em 1/100 ou superior, e a abertura do diafragma a partir de 7.1. Essas configurações impedem que a câmera capture luz em excesso e deixe a foto superexposta ou menos nítida.

Se você não sabe nada de fotografia, muito menos tem uma câmera profissional… Nem tudo está perdido! Olha só como ficaram as fotos que tiramos com um smartphone, sem o uso do flash:

Veja também:  Studio Progne: a sintonia entre conforto e design

Obviamente, a aparência das fotos é inferior às tiradas com a câmera. Mas com alguns ajustes de pós-produção (que ensinamos mais abaixo), o resultado fica ótimo e você pode colocar seus produtos à venda sem medo :)

4- Fundo infinito

O fundo infinito branco é o mais adequado para fotografar a maioria dos objetos, por ser neutro e deixar todo o destaque por conta das cores e formas do produto. No entanto, em alguns casos o fundo preto ou colorido acabam oferecendo um resultado melhor. Observe a diferença na textura e aparência da caneca branca quando a fotografamos em três fundos diferentes:

5- Fotos variadas

Não economize nas fotos do seu produto. Fotografe ele de frente, de lado, por dentro, mostre os detalhes… É importante que o consumidor veja exatamente como ele é para poder fazer uma compra segura e decidida – inclusive, isso pode evitar problemas futuros para você a respeito de características não especificadas no seu anúncio de venda.

6- Ambientação

Coleção João-de-Barro, do Estúdio Iludi

As imagens em estúdio são importantes, mas as fotos ambientadas também. Uma não substitui a outra. Por isso, depois de sessão de fotos com o seu estúdio PopUp procure um lugar limpo e bonito (pode ser um local interno ou externo) e fotografe o seu objeto em uso ou interagindo com o ambiente.

Além de criar uma conexão maior com futuros compradores, as fotos ambientadas dão uma noção mais real do tamanho do produto e até mesmo com que elementos da casa ou itens pessoais dos futuros clientes ele poderá combinar.

7- Pós-produção

pós produção

Se você observar com um pouco de atenção, vai perceber uma grande diferença entre a luminosidade e as cores das fotos na sua câmera, no computador e depois de colocá-las na internet. Para minimizar essas diferenças e garantir a fidelidade das características do produto, você pode tratar as imagens em algum programa de edição.

Mas cuidado para não exagerar: faça apenas ajustes de nitidez, luminosidade, retire eventuais marcas de reflexo e utilize efeitos que não modifiquem a aparência daquilo que vai ser colocado à venda – afinal, não queremos ninguém comprando algo por engano ou ficando insatisfeito.

 

E então, o que você achou das dicas e do PopUp Studio? Conhece mais alguma? Conte pra gente nos comentários e não deixe de garantir o seu:

Nadine Alves

Nadine é mineira e fotógrafa. Apaixonada por filmes de terror, animais fofos e pelos anos 80.| nadine@hometeka.com.br

Comentários

  1. Hugo Sánchez

    23/03/2016

    Qual é Temperatura de cor do conjunto de LED?

    1. Lana Kantor

      25/04/2016

      Olá, Hugo. Tudo bom?

      Desculpe a demora para responder, fomos caçar sua resposta junto ao nosso fornecedor.

      A temperatura do LED do PopUp Studio é 6000K. A luz emitida é branca.

      Você pode ver mais detalhes na página do produto: https://www.hometeka.com.br/loja/pop-up-studio.html

      Um abraço,

  2. Adelino Antunes

    28/07/2016

    Fiquei muito interessado, gostaria de saber se vocês possuem o pop up studlo maior.

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