4 moods com dicas práticas para otimizar espaços pequenos

 

 

 

 

 

Nem sempre temos todo o espaço que desejamos nos ambiente das nossas casas, um espaço pequeno, se não pensado da maneira correta, pode dar a impressão de ser ainda menor do que realmente é. Esse efeito ficou ainda pior durante a pandemia, quando muita gente passou a estar muito mais tempo em casa.

Para exemplificar melhor e mostrar como trabalhar a composição de seus ambientes e adequar suas funções, desenvolvemos 4 moodboards, com curadoria das peças do acervo Hometeka.

Você verá que, com algumas dicas práticas é possível tirar o máximo de um ambiente, e ainda dar um up no estilo ;)

Um espaço pequeno pode ser mais fácil de mobiliar do que você pensa! Nesses espaços, somos encorajados a colocar o mínimo, então devemos pensar nos móveis imprescindíveis para o ambiente e também nos que mais gostamos e que satisfazem nossas necessidades, não é necessário preencher cada canto e brecha do ambiente!

Esse post foca em composição de espaços pequenos. Mas caso você procure dicas mais gerais, independente do tamanho do cômodo, clique aqui para ver nossas dicas sobre Composição de Ambiente ;)

 

 

 

 

Moodboards para cada cômodo com dicas práticas para te mostrar como otimizar seus espaços!

 

Mood 1 | Sala de Estar Pequena

Minimal e funcional!

 

Principalmente em salas pequenas, vale a pena apostar num estilo minimalista. Pense: quais são as peças essenciais que eu preciso ter na minha sala? E, nessas peças, vale um olhar mais atento se elas refletem o seu estilo pessoal e combinam com as demais.

Outra dica legal é gastar um tempinho imaginando a disposição dos móveis. Qual a melhor forma de organizar e de dispor? Vale a pena saber as medidas que sua sala tem e imaginar o melhor tamanho de móveis e, principalmente, o espaço de circulação entre eles.

Uma boa iluminação é um elemento vital de design que instantaneamente faz com que um espaço pareça mais aberto e convidativo! Aposte em mais de uma fonte de luz, com luminárias de piso, pensando em combinar luzes de piso, mesa e teto.

Para mais dicas, veja nossa publicação sobre iluminação, clicando aqui!

Além dessas dicas gerais, existem alguns elementos chaves que podem fazer a diferença na sua sala.

Um deles é a escolha de um bom tapete. Não tenha medo de escolher um tapete grande. Tapetes pequenos podem dar a sensação do espaço ser ainda menor. Escolha um que abrace os outros móveis, e que esteja de acordo com as dimensões da sua sala. Nem mais, nem menos.

Móveis multifuncionais. Ultimamente, a sala acabou se tornando um ambiente de trabalho para muitos, não é? Então uma boa aposta é adotar móveis que funcionam para mais de um propósito, otimizando seus metros quadrados. Móveis que servem de banco, mesa, revisteiro, como o Banco Carretel, e que, empilhado serve até de estante, são versáteis para adaptar o ambiente de acordo com a necessidade. Mesas laterais também são uma boa aposta, para uma sala que serve para diversos propósitos, ou quando não houver espaço para uma mesa de centro.

Ah, e uma última dica: pendure suas cortinas o mais alto que puder! Isso dará a sensação de um pé direito maior e aumentará muito sua sala ;)

 

 

 

 

 

Mood 2 | Sala de Jantar Pequena

Ampliando os ambientes!. 

 

A sala de jantar é um dos ambientes mais utilizados na casa, por isso é importante sempre maximizar sua funcionalidade! A primeira e mais importante dica para otimizar o espaço na sua sala de jantar é colocar tudo no papel, inicie seu projeto com um desenho ou esboço que não demanda muito tempo. Desenhe a planta da sua sala de jantar, de modo rápido e simples, e pense na melhor disposição dos móveis, sempre tendo em mente que quando se trata de uma sala de jantar pequena, menos é mais!

Coloque em seu esboço apenas o essencial, uma mesa de jantar, cadeiras e um aparador! Esses móveis são imprescindíveis numa sala de jantar e eles vão ditar sua composição. A mesa pode ser descentralizada para criar mais espaços de circulação – a opção de utilizar o canto alemão é bastante viável para salas de jantar menores. Um aparador vai criar camadas na visualização do ambiente gerando mais profundidade – somado a isso, podemos adicionar mais profundidade com espelhos sobre o aparador ou até mesmo com texturas e papéis de parede.

A iluminação também influencia bastante em nossa percepção dos ambientes. Utilizar pendentes sobre a mesa de jantar é um clássico, mas sempre se atente às dimensões do pendente em relação à mesa e também as relações de altura, pois a última coisa que queremos é um pendente que pareça maior do que deveria ser e acabe criando a sensação do espaço ser menor do que já é!

Por fim, um truque bastante comum em ambientes pequenos é a utilização de estantes ou aparadores para setorizar os cômodos num ambiente aberto. Nem sempre a separação é necessária, mas, pensando na multifuncionalidade que os ambientes vêm ganhando recentemente, é uma dica que pode ajudar bastante na hora de organizar e otimizar seu espaço!

 

 

 

 

 

Mood 3 | Quarto Pequeno

Funcionalidade e multifuncionalidade!

 

O quarto é o cômodo do descanso, pode parecer que não há muito o que otimizar nesse espaço, mas com algumas dicas práticas é possível tornar esse ambiente ainda melhor.

A primeira dica para ganhar um espacinho a mais é substituir o clássico abajur da mesa de cabeceira por um pendente, dessa forma ainda teremos a iluminação indireta ao lado da cama mas com mais espaço livre na mesa para livros, decorações, plantas ou o que você preferir, além de acentuar a verticalidade do cômodo.

Outra dica simples é a utilização de móveis multifuncionais para maior versatilidade do ambiente, alguns exemplos são: camas com gavetas para mais espaço útil no quarto, escrivaninhas que assumem papel de penteadeira e espelhos com iluminação, que trazem funcionalidade ao ambiente e também adicionam profundidade ao cômodo.

Utilizar papéis de parede também pode ajudar na construção do espaço, utilizá-los atrás de estantes ou cômodas vazadas, adiciona mais camadas de visualização e portanto mais profundidade no ambiente. Podem ser utilizados para criar uma atmosfera mais aconchegante e confortável no quarto além de dar um toque especial para aquela parede vazia

 

 

 

 

Mood 4 | Hall de entrada Pequeno

Chegar em casa da forma mais organizada!.

 

Tá aí um cantinho que muita gente não dá valor, mas é simplesmente o cartão de visitas da sua casa! Funcionalidade aqui é a palavra. Aposte em móveis multifuncionais que dão estilo pro seu hall de entrada e também ajudam a mantê-lo organizado.

O papel de parede também faz toda a diferença, dando mais profundidade, especialmente atrás de elementos vazados, como estantes ou bancos. Imagina só um banco sapateira combinado com um papel de parede atrás? Para finalizar, aposte em um espelho, que além de ajudar a dar aquele check up antes de sair, também aumenta visualmente o espaço.

Essas são dicas fáceis de aplicar e o upgrade é certeiro.

Veja mais dicas sobre ambientes multifuncionais clicando aqui!

 

 

.

.

.Conheça algumas peças do acervo Hometeka e aplique as dicas agora!

 

Muito além das peças dos moodboards, o acervo da Hometeka tem uma grande variedade de cores, estilos e tamanhos para você descobrir e se aventurar… Assim selecionamos alguns designs que amamos para te apresentar:
De contemporâneos a clássicos, te convidamos a conhecer melhor nosso acervo para começar a explorar as composições dentro da sua casa ;)

 

Balanço em Couro Revoar Sofá de Couro Buarque Mancebo Freyr
Poltrona Pachá Carrinho Bar Dionísio Tapete Têmis
Luminária Luzeiro 6 Espelho ArtDéco Paris Mesa Baú Forseti
Banco Sapateira Lissa Espelho Eclipse Mesa de Jantar Nina

.

.

.

.

.

Assine nossa news e ajude quem precisa. De graça.

Ao se cadastrar, você escolhe entre doar, sem custo, 1 dia de capacitação para 
famílias produzirem alimentos ou 1 dia de alfabetização em Pernambuco.

Mudou de ideia? Cancele facilmente (Mas, a gente aposta que você vai adorar)



Logos Hometeka e Ribon