5 Fundamentos da Composição de Ambientes: Escalas e Proporções

Entenda melhor como escala, proporção e composição funcionam e arrase na decoração da sua casa.

 

 

 

 

 

Proporção e escala são termos da matemática que escutamos muito durante o dia a dia e que podem parecer não fazer muito sentido aqui neste site, mas esses termos também estão intimamente ligados à arquitetura e design e podem fazer toda a diferença na hora de compor um ambiente da sua casa!

Pensando nisso criamos moodborads para ilustrar alguns desses conceitos para facilitar sua vida! Fizemos também vídeos da série ABC do Design com dicas de ouro da Arquiteta Carol Ambrogi para te ajudar a arrasar na hora de compor seus cômodos.

Selecionamos algumas peças do Acervo Hometeka para ilustrar nossas dicas, todas elas de design assinado brasileiro trazendo combinações de diferentes materiais, estilos e formas para te ajudar entender melhor o que levar em conta na hora de escolher os móveis para sua casa!

 

Um guia prático para entender o que levar em conta na hora de comprar seus móveis

 

 

Pensados para você e sua casa, os móveis do acervo Hometeka sempre trazem aquele toque cool que você quer dar para os ambientes. Somado às nossas dicas preciosas é garantido que você vai encontrar aquele item que completa seu ambiente de forma perfeita!

 

 

 

 

 

Moodboards com dicas para te inspirar na hora de compor seus ambientes!

 

Mood 1 | Fique atento ao tamanho dos móveis

Nem muito grande e nem muito pequeno, apenas do tamanho certo!

 

Você não precisa de um móvel muito grande e nem muito pequeno para seu cômodo, apenas do tamanho certo! Assim como na famosa fábula da Caixinhos Dourados, exagerar no tamanho dos móveis pode ser ruim para a composição do seu ambiente e nem sempre um sofá grande é necessariamente um sofá confortável! Atente às medidas da sua sala e dimensione o tamanho dos móveis a partir dessas medidas.

Um exemplo bastante simples é o Sofá, colocar um móvel muito grande em sua sala de estar pode dar a impressão de um cômodo menor e com menos espaços para circulação, criando um ambiente desbalanceado e desconfortável. O contrário também é válido, um sofá pequeno demais pode ter os assentos muito apertados e desconfortáveis. A solução é simples, você quer um sofá com assentos confortáveis para todos mas sem deixar de lado as áreas de circulação! Quando algum item está fora de escala temos a sensação de que algo está errado ou desproporcional no ambiente.

De maneira geral o tamanho dos móveis em relação ao ambiente é o primeiro fator a se levar em conta, o segundo é a disposição deles ou a relação de tamanho entre os móveis em si: atente-se às distâncias necessárias para circulação entre o sofá e a mesa de centro, a altura das mesas em relação às cadeiras e poltronas, e até mesmo a distância do sofá para a televisão, por exemplo. Esses detalhes são essenciais na hora de criar um ambiente equilibrado!

 

Moodboard Outonal | Peças de Design Assinado e Curadoria Hometeka
Moodboard 01 | Fique atento ao tamanho dos móveis

 

 

 

 

 

Mood 2 | Se apoie na proporção áurea

A utilização do número de ouro na arquitetura remonta a tempos antigos, você pode se apoiar nessa regra também!

 

A proporção áurea é, em termos matemáticos, uma constante irracional que pode ser encontrada em diversos lugares, relacionados à medicina e biologia ou até mesmo na arquitetura e no design, e está intimamente ligada à ideia de equilíbrio e consequentemente à idéia de beleza. De maneira geral, sua utilização é bastante comum no campo das artes, e neste está contido o design também. Simplificando um pouco a proporção áurea, podemos chegar na Regra dos terços, que pode ser de grande ajuda na hora de criar seus ambientes!

O uso mais comum da regra é como uma moldura guia na hora de posicionar seus móveis para que, a partir das linhas base da moldura, você crie uma composição harmônica e equilibrada para seu ambiente, é exatamente como pensar numa fotografia e como enquadrar todos os elementos na foto da melhor maneira!

Uma maneira um pouco menos utilizada é levar essa proporção para os móveis. Pense na sua mesa de centro e no seu sofá por exemplo: quando se pensa na proporção entre estes dois móveis, uma razão que parece boa é o comprimento da mesa correspondente à dois terços do comprimento do sofá. Tente se atentar à essas proporções quando for comprar seu próximo móvel!

 

moodboard_guilty-chic
Moodboard 2 | Se apoie na proporção áurea

 

 

 

 

 

Mood 3 | A primeira impressão

Sempre se atente ao pé direito!

 

A altura do teto é muito influente na percepção de um ambiente, e pode ser uma ferramenta útil na hora de determinar o tamanho dos seus móveis. De maneira geral, ambientes com pé direito mais alto ficam melhores com peças maiores, e da mesma forma, ambientes com pé direito mais baixo ficam melhores com peças menores.

Os lustres são protagonistas quando se fala de pé direito! Dimensionar os lustres da maneira correta é imprescindível para um bom equilíbrio do cômodo. Aqui vão algumas regrinhas práticas: os pendentes que vão sobre a mesa de jantar devem ter uma distância entre 70 e 90cm da mesa e seu comprimento deve ser próximo de dois terços ou metade do comprimento da mesa.

 

Moodboard Acalanto | Peças de Design Assinado e Curadoria Hometeka.
Moodboard 03 | A primeira impressão

 

 

 

 

Mood 4 | Pense de baixo para cima também!

Não se esqueça dos tapetes.

 

Uma peça que pode passar despercebida nessa conversa, apesar de ser tão importante quanto qualquer outra é o tapete. Quando o tapete não está proporcional ao espaço é fácil notar e corrigir, mas nem por isso deve ser deixado de lado!

Se você quer usar um tapete grande para cobrir grande parte do cômodo, não se esqueça de deixar uma parte livre em volta dele para criar uma espécie de moldura, e também lembre-se que ele deve ser grande o suficiente para acomodar os pés dianteiros dos mobiliários mas não tão grande a ponto de deixar as peças “flutuando” no meio do tapete!

 

Moodboard Contrastes | Peças de Design Assinado e Curadoria Hometeka.
Moodboard 04 | Pense de baixo para cima também!

 

 

 

 

Mood 5 | cheios e vazios!

Não se esqueça que os espaços negativos também tem seu lugar!.

 

Lembrando que equilíbrio é o conceito chave para uma boa composição, use e abuse dos cheios e vazios nos seus ambientes para criar um ambiente harmonioso! Imagine uma sala com móveis em cada centímetro quadrado, com certeza não passa uma sensação agradável, agora se você explorar os contrastes entre os espaços cheios e vazios, certamente encontrará uma composição equilibrada que te agrade.

Além de pensar nos cheios e vazios, leve em consideração o peso visual de cada elemento, móveis mais claros e com linhas sutis acabam sendo mais leves visualmente em comparação a elementos muito volumosos, fechados e escuros.

É preciso pensar na dinâmica que os cheios e vazios, leves e pesados vão criar na composição e como eles interagem entre si e com o espaço.

 

Moodboard Contrastes | Peças de Design Assinado e Curadoria Hometeka.
Moodboard 05 | cheios e vazios!

 

.

.

.Conheça algumas peças do acervo Hometeka e aplique as dicas agora!

 

Muito além das peças dos moodboards, o acervo da Hometeka tem uma grande variedade de cores, estilos e tamanhos para você descobrir e se aventurar… Assim selecionamos alguns designs que amamos para te apresentar:
De contemporâneos a clássicos, te convidamos a conhecer melhor nosso acervo para começar a explorar as composições dentro da sua casa ;)

 

Balanço em Couro Revoar Sofá de Couro Buarque Mancebo Freyr
Poltrona Pachá Carrinho Bar Dionísio Tapete Têmis
Luminária Luzeiro 6 Espelho ArtDéco Paris Mesa Baú Forseti
Banco Sapateira Lissa Espelho Eclipse Mesa de Jantar Nina
Pendente Luzeiro Cachepô Laminado Três Marias Pendente Ninho
Poltrona Punto Sofá Flag Poltrona Punto
Mesa de Jantar Chicó Puff Revoar Conjunto de Vasos Picos
Cadeira em Aço e Pinus Ema Hanger Hamaca Cadeira em Aço Ema

.

.

.

.

.

Assine nossa news e ajude quem precisa. De graça.

Ao se cadastrar, você escolhe entre doar, sem custo, 1 dia de capacitação para 
famílias produzirem alimentos ou 1 dia de alfabetização em Pernambuco.

Mudou de ideia? Cancele facilmente (Mas, a gente aposta que você vai adorar)



Logos Hometeka e Ribon