Sala de Jantar: Passo a passo para cria-la do zero e alcançar o design ideal

 

 

 

Seja ela pequena ou espaçosa, é possível transformar sua sala de jantar num ambiente com efeitos incríveis. Pensando nisso, nosso time reuniu dicas valiosas para facilitar sua vida. Criamos um passo a passo com quatro estratégias fundamentais que vão te guiar no design da sua sala de jantar: como ampliar a sensação de espaço, como criar um espaço multiuso, como aplicar tonalidades e texturas da madeira e silhuetas e formas para definir um estilo e criar coerência.

Criamos também três vídeos da série ABC do DESIGN com dicas profissionais da arquiteta Carol Ambrogi para otimizar o espaço da sua sala de jantar!

Em nossa curadoria, selecionamos algumas peças para ilustrar este guia, todas de design assinado brasileiro. Misturando materiais, texturas e estilos é possível criar ambientes funcionais, multifuncionais e práticos, sem deixar de lado o toque cool para a sala ficar a sua cara.

 

Dê a cara que sempre quis para sua Sala de Jantar

 

De tapetes a mesas, a Hometeka traz um acervo de mobiliário para sua sala de jantar dos sonhos. Aqui testamos algumas combinações para te inspirar e acender aquela faísca de criatividade para você começar a transformar sua sala de jantar. Bonita e funcional, o que mais podemos pedir de uma sala de jantar?!

 

 

 

 

 

 

 

Descubra moodboards com diversas ideias e combinações para sua sala de jantar 

 

O Milagre da Multiplição do Espaço

Truques para ampliar a sensação de espaço em ambientes pequenos

Nem sempre temos todo o espaço disponível que queríamos, mas nem por isso você precisa abrir mão de uma sala de jantar funcional e cool. A otimização do espaço pode começar com uma dica que nem sempre é tão óbvia: a descentralização da mesa! Encostar a mesa em alguma parede pode ser uma ótima solução para criar áreas de circulação mais amplas sem perder nada com isso.

Outra solução possível é aproveitar a configuração de “Canto Alemão”, que nada mais é que uma mesa com cadeiras de um lado e do outro um banco ou até mesmo um sofá que pode estar diretamente encostado na parede, dando um uso perfeito para aquele canto que você achou que não caberia nada. A utilização de mesas quadradas ou retangulares, como por exemplo a Mesa Casmurro e a Mesa Virgínia, é recomendada para essa utilização.

Um item muito presente nas decorações de sala de jantar é o espelho, mas ele não é apenas um item de decoração, carrega também uma utilidade. A utilização deles ajuda a ampliar o cômodo pois os deixa visualmente maiores adicionando mais profundidade ao ambiente. Aqui vale qualquer espelho seja ele grande ou pequeno – como o Espelho Orvalho – ou até mesmo uma composição com vários painéis.

 

Moodboard Outonal | Peças de Design Assinado e Curadoria Hometeka
Moodboard Salas Pequenas | Mobiliário de Design Assinado e com Curadoria Hometeka.

 

 

 

 

Que seja Múltipla! De sala de jantar a home office no mesmo ambiente

A utilização da sala de jantar não deve se restringir a uma só!

 

Em tempos de pandemia e lockdown a casa inteira foi rearranjada para suprir as necessidades de todo mundo que mora lá, se tornou comum a multifuncionalidade dos cômodos da casa. Pensando nisso por que não organizar e juntar alguns usos numa sala de jantar?

Uma mesa ampla que comporta vários usos diferentes e simultâneos é uma boa jogada para começar com essa ideia, somado a isso, a utilização de poltronas, como por exemplo a Cagaita, nas salas de jantar pode trazer um conforto que muitas cadeiras não possuem e muitas cadeiras de escritório deixam a desejar.

Um ponto importante durante o trabalho, durante uma reunião online e até mesmo durante uma refeição é o conforto lumínico! A iluminação não pode ser muito clara e nem muito escura, as vezes deve ser focalizada e outras vezes deve ser difusa dependendo da atividade sendo desenvolvida no ambiente. A Luminária Pendente Pantográfico traz a possibilidade de ajustes de altura e também de angulação, permitindo ter a iluminação perfeita para qualquer ocasião seja ela ler um livro ou até mesmo fazer uma importante ligação por vídeo.
Por fim a utilização de estantes para compor a sala de jantar pode criar uma divisória entre ambientes e também assume papel de fundo para as ligações por vídeo!

 

moodboard_guilty-chic
Moodboard Sala de Jantar e Home Office | Mobiliário de Design Assinado e com Curadoria Hometeka.

 

 

 

 

 

Crie Unidade com Tonalidades e Texturas da Madeira

Uma forma de dar unidade à sua sala de jantar!

 

Escolher um estilo específico para sua sala de jantar pode ser uma tarefa difícil, ainda mais quando não contamos com a ajuda de um especialista para escolher os itens mais precisos para o ambiente. Uma saida é apostar na unidade material para criar uma sala coesa e harmoniosa, mas também é preciso se atentar à alguns detalhes.

A ideia desse moodboard foi utilizar diferentes tonalidades e texturas da madeira para criar uma unidade no ambiente! A madeira está presente em quase todas as peças e cada uma cria um efeito diferente, por isso devemos nos atentar a não colocar muitas texturas e nem texturas que contrastam demais entre si para que a presença da madeira seja perceptível e protagonista mas não agressiva.

A utilização da madeira no piso ou nas paredes deve ser levada em conta também, elas não deixam de acrescentar texturas e tonalidades na leitura do ambiente. É preciso escolher bem os móveis para criar harmonia no cômodo e destacar a presença das diferentes madeiras que compõem a sala. Uma última dica: utilizar tapetes pode ser uma boa saída para criar uma transição entre os móveis e o piso, facilitando uma boa composição do ambiente com as diferentes madeiras utilizadas!

 

Moodboard Acalanto | Peças de Design Assinado e Curadoria Hometeka.
Moodboard Tonalidades e texturas da Madeira | Mobiliário de Design Assinado e com Curadoria Hometeka.

 

 

 

 

 

Use silhuetas e formas para criar contraste

contrastar diferentes formas conforma um ambiente coeso.

 

As vezes nem tudo é sobre texturas e cores, as formas dos objetos também são um aspecto importante a ser levado em conta na hora de criar sua sala de jantar. Pensando nisso, criamos no próximo moodboard um ambiente que contrasta mobiliários angulares e geométicos, cheios de linhas e grafismos com peças redondas e suaves, com planos, desenhos e contornos flúidos e tênues.

Apesar das características marcantes de cada Design individualmente, a totalidade da composição é balanceada! Note que as linhas das cadeiras são amenizadas pelas curvas e planos suaves da mesa. Os elementos vazados da fruteira são preenchidos pela mesa. Os ângulos retos do aparador são conflitados pelas ondas dos vasos e do espelho. O resultado final é uma sala de jantar funcional que carrega dois estilos bastante diferentes: as linhas e os ângulos nos remetem à um mobiliário mais industrial e as curvas tênus tem um quê de Art Deco.

 

Moodboard Contrastes | Peças de Design Assinado e Curadoria Hometeka.
Moodboard Silhuetas e formas | Mobiliário de Design Assinado e com Curadoria Hometeka.

 

 

 

 

 

.

Conheça um pouco da nossa seleção para a sala de jantar

 

Muito além das peças dos moodboards, o acervo da Hometeka tem diversos estilos e tamanhos de mesas, cadeiras e aparadores para você descobrir e se aventurar… Assim selecionamos alguns designs que amamos para te apresentar:

 

Sofá Chesterfield de Couro Natural Azevedo Sofá Barthes de 2 Lugares Sofá de 2 Lugares Nina
Sofá de 2 Lugares com Pé Torneado Carol Sofá de 2 Lugares Andrade Sofá com Botonês Suassuna
Recamier em Pés Palito Meireles Sofá de 2 lugares Belleville Sofá de Couro Buarque
Recamier Divã Lobato Sofá Coralina Sofá de Dois Lugares com Pé Metálico Triarm

 

.

.

.

.

Assine nossa news e ajude quem precisa. De graça.

Ao se cadastrar, você escolhe entre doar, sem custo, 1 dia de capacitação para 
famílias produzirem alimentos ou 1 dia de alfabetização em Pernambuco.

Mudou de ideia? Cancele facilmente (Mas, a gente aposta que você vai adorar)



Logos Hometeka e Ribon